Durante os dias 15 a 17 de maio de 2019, o presidente da Globo Brasil Sr. Manuel Coelho, e o diretor comercial Fernando Castro, visitaram a 5ª edição da feira “Intersolar Europe”, que acontece em Munique na Alemanha, com o intuito de observar as tendências de mercado.
Se destacando por ser a maior feira da indústria solar a nível mundial, é uma plataforma internacional para a tecnologia solar, fotovoltaica e térmica solar. São dez pavimentos ocupando uma área para a exposição de 68.000 m², sendo aproximadamente três deles focados em soluções de armazenamento de energia e baterias, e um pavimento em soluções de estruturas metálicas de fixação. São mais de 50.000 visitantes, com a presença dos principais fornecedores, “players” mundiais e “start ups”.
Para a Globo Brasil, o destaque dessa edição foram os sistemas fotovoltaicos com armazenamento de energia em bancos de baterias, chamados Sistemas Híbridos, tornando as residências e comércios autossuficientes minimizando o consumo de energia da rede elétrica nos horários de pico, trazendo enormes vantagens para todos (usuários, distribuidores de energia e geradoras de energia).
Uma vasta gama de inversores Híbridos foi lançada no evento, com uma forte tendência de não possuírem mais “displays” para visualização e “set up”, que agora será feito por “smartphones” e “notebooks” via wi-fi e bluetooth, tornando a utilização muito mais fácil e amigável. Os modos de monitoramento também estão evoluindo, e através de dispositivos móveis será possível programar e otimizar o consumo com uso do “fornecimento” da energia acumulada nas baterias nos horários em que a tarifa é mais cara para o usuário.
Quanto aos módulos fotovoltaicos, percebemos que no mercado europeu mais de 95% das residências, comércios e pequenas industrias utilizam-se de módulos de 60 células ao invés de 72 células, devido a facilidade de manuseio e instalação em telhados e outros. Os módulos de 72 células geralmente são limitados a usinas e grandes instalações.
Notamos também a importância em alinhar design e sofisticação com a utilização de módulos fotovoltaicos denominados “Black” ou “Ultra Black”, inteiramente pretos (células, “backsheet” e perfil de alumínio), trazendo grande elegância e beleza às instalações com preços competitivos e ligeiramente superiores aos módulos normais. Já os módulos totalmente coloridos (azul, vermelho, verde entre outras cores) para a utilização em fachadas e aplicações especiais, estavam em menor número e mais caros.
No tocante a aplicações especiais, havia dezenas de empresas mostrando produtos inovadores, desde “Car Ports” (sistemas fotovoltaicos individuais para carregamento de carros elétricos) a Tesla mostrando seu “Powerwall”. O que nos chamou a atenção foi a oferta de casas pré-fabricadas de alvenaria, estruturas metálicas e/ou de madeira com a utilização de módulos fotovoltaicos fazendo totalmente a função de “telhado”, eliminando completamente as telhas, os módulos são presos diretamente no madeiramento ou estruturas metálicas, permitindo uma enorme economia no projeto das residências ao passo que torne possível projetos sustentáveis, econômicos e ecologicamente corretos.
Vale ressaltar que o mercado europeu de energia fotovoltaica é maduro e encontra-se num estágio avançado ao mercado brasileiro devido a vários incentivos oferecidos no passado pelos governos dos países europeus, de fato fomentando os consumidores finais a adotarem esta solução e por consequência, a real inclusão da energia fotovoltaica na matriz energética destes países como energia limpa, sustentável, descentralizada e não poluidora.
O atual governo brasileiro, até o presente momento, não visualiza que a energia fotovoltaica seria a solução de menor investimento para uma possível crise de energia, ele ainda analisa o aumento de taxação com a possível alteração da Resolução Normativa 482/2012, beneficiando as concessionárias e sem pretensão de investir na matriz enérgica do país.Agora, o foco da Globo é transferido para o evento Ecoenergy, e convidamos todos os amigos e clientes a nos visitarem no estande 340 – Rua 300, local São Paulo Expo Exhibition & Convention Center nas datas 21/05/2019 à 23/05/2019 das 13h às 20h.